Após a atualização do Virt-Manager surgiu um ícone muito curioso na interface de administração da aplicação. Como o ícone estava desativado não foi dado muita atenção para o mesmo. Eis que em uma visita aos amigos do DCC (Projeto FUZA), o referido ícone estava habilitado e funcionando na implementação KVM/QEMU de lá. Ao retornar para o CEFALA o motivo de estar desativado foi encontrado: é utilizado a imagem RAW ao invés de QCOW2. Foi convertido uma das VMs para QCOW2 (recomendado por sinal) e lá estava o ícone ativo.
A própria descrição do ícone explica muito bem o que este faz! Uma vez ativo, é possível criar snapshots das VMs em pleno funcionamento, como demonstrado pela figura abaixo.
Uma vez criado um snapshot ele pode ser manipulado através dos botões, a saber: i) criar novo snapshot; ii) executar VM com a versão do snapshot; iii) restaurar VM na versão do snapshot, e; iv) excluir snapshot.
Toda a manipulação feita no Virt-Manager também pode ser realizada por linha de comando, no Hospedeiro das VMs.
Aparentemente os snapshots são guardados dentro do arquivo QCOW2 da respectiva VM. O snapshot é uma técnica interessante principalmente para manter a integridade da VM. Aos poucos as VMs do CEFALA serão alteradas para o formato QCOW2 possibilitando assim a criação de snapshots.