Ô Git, me manda notícias!

O repositório Git centralizado, onde o controle de versão deste blog é feito, foi recentemente modificado para permitir a notificação automática de push, utilizando o script git_multimail.py. A lista de endereços mails para os quais os avisos são enviados fica no arquivo config do repositório centralizado.

"Bacana", você vai me dizer, "mas como eu faço para incluir o meu endereço mail nesta lista? Vou ter que me logar na VM webserver e fazê-lo manualmente?" Sim, esta seria uma opção, mas como nós já estamos usando o Git para administrar o blog, eu fiz o necessário para automatizar o processo… via Git! Vamos lá, então, para a receita de bolo do dia.

Se você ainda não tiver clonado o repositório, faça-o seguindo as instruções no meu artigo precedente. Se você já havia clonado há mais tempo, é sempre bom dar uma pullada (isto evita fusões desnecessárias e arborecências de commit tortuosas):

$ git pull

Em seguida, edite o arquivo que define a lista de difusão, comite-o e pushe a modificação:

$ editor git-hooks/mailing-list
$ git add git-hooks/mailing-list
$ git commit -m "Add my email address to the push notification mailing list"
$ git push

Se o código que eu escrevi funcionar corretamente, então você deverá receber doravante os mails de notificação, a começar pelo seu push acima. Nestes mails, as modificações feitas nos arquivos fonte deste blog aparecerão de forma detalhada.

social