Instalando LDAP + NFS em Estações de Trabalho

Há pouco foi feito a instalação de uma Estação de Trabalho física no CEFALA, que utiliza os recursos de autenticação e compartilhamento de arquivos da VM nfs.cefala.org. A máquina roda Ubuntu 14.04, no entanto o procedimento a ser descrito funciona perfeitamente em Debian e acredita-se funcionar em qualquer outra distribuição Debian Like.

O primeiro passo para a configuração é a instalação dos pacotes necessários:

apt-get install libnss-ldap libpam-ldap ldap-utils

Durante a instalação dos pacotes o dpkg fará a configuração passo-a-passo do libnss-ldap, as imagens a seguir mostram como uma Estação de Trabalho deve ser configurada na rede CEFALA.

passo 1

passo 2

passo 3

passo 4

passo 5

passo 6

passo 7

Ao final da configuração interativa do libnss-pam é necessário ainda a configuração manual de alguns arquivos, a saber:

/etc/nsswitch.conf - é necessário inserir ldap à frente de compat nas linhas passwd, group e shadow, como no exemplo abaixo:

passwd:     compat ldap
group:      compat ldap
shadow:     compat ldap

/etc/pam.d/common-password - para que a alteração de senha via passwd funcione, é necessário remover a opção use_authtok da respectiva linha, que deverá ser alterada para:

password     [success=1 user_unknown=ignore default=die]     pam_ldap.so try_first_pass

/etc/pam.d/common-session - é possível, com auxílio do módulo pam_mkhomedir.so, criar automaticamente o diretório /home/user para os usuários que ainda não o têm. Entretanto, recomenda-se que o administrador que criou o usuário faça manualmente a criação do diretório com permissão 700, visto que a criação automática do diretório não está presente em todos os servidores/estações que o usuário pode logar. Para que o módulo seja ativado, a linha baixo deve ser inserida no final do arquivo de configuração.

session optional        pam_mkhomedir.so skel=/etc/skel umask=077

Ao final da configuração LDAP, deve-se garantir que o serviço libnss-pam tenha sido selecionado para ser iniciado com o sistema:

# sysv-rc-conf libnss-ldap on

A configuração do NFS é mais simples, sendo necessário a instalação do pacote nfs-common:

# apt-get install nfs-common

A linha de configuração que montará a partição /home deverá ser incluída no arquivo /etc/fstab:

10.0.5.253:/home   /home    nfs          rw,async,nfsvers=3,rsize=65536,wsize=65536,timeo=5,retrans=4           0    0

Após a montagem, o /home atual será substituído pelo /home remoto exportado via NFS. É interessante, antes desta montagem, mudar o /home para /home_local (lembrando de alterar em /etc/passwd o /home para /home_local dos usuários locais, caso houver).

(crédito)

social